quarta-feira, 14 de abril de 2010

Por que é importante a vacinação contra a gripe H1N1?

Há praticamente poucas formas para evitar a gripe H1N1. Sabe-se que
a vacinação é uma estratégia, que o ano passado não tínhamos.

Em estudo publicado na revista, The New England Journal of Medicine, foi evidenciado que as taxas de formação de anticorpos foram altas ao redor de 95% e que os principais sintomas, efeitos colaterias foram discreta dor na aplicação da vacina e dor de cabeça leve, ou seja, efeitos colaterais toleráveis.









O objetivo deste texto é justificar a importância da vacinação.


Cobertura Vacinal


Foi publicado hoje, dia 14/04/2010, que a cobertura vacinal contra o vírus da gripe H1N1 atingiu 20,4 milhões de brasileiros, segundo as tendências de risco a cobertura atingiu:
1) gestantes 48,7%
2) idosos e doentes crônicos 40%
3) crianças de 6 meses a 2 anos 75,3%
4) profissionais da saúde 97%
5) jovens entre 20 a 29 anos 20,2%

Incidência Brasileira


Segundo o último boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2009 a faixa de maior incidência da doença aconteceu entre crianças ≤ 2 anos, seguido dos adultos jovens entre 20 a 29 anos (Conforme Gráfico 2).





Mortalidade

A média de mortalidade foi de 0,85 para cada 100.000 brasileiros, entretanto nas regiões de maior incidência Sul e Sudeste a mortalidade atingiu respectivamente 2,32 e 1,02/ 100.000hab. Houve 1632 casos, 921 óbitos ocorreram nas pessoas do sexo feminino, sendo que 547 (59%) dos óbitos femininos ocorreram nas pessoas jovens 15 a 49 anos. Outro ponto importante foram as gestantes que representaram 156 óbitos, ou seja, praticamente 17% do total dos óbitos femininos. Em relação às doenças preexistentes (doentes crônicos) os doentes com doenças cardíacas, seguidos dos pacientes respiratórios e metabólicos atingiram maiores taxas de óbitos (Gráfico 6).




Portanto, é preciso aumentar a cobertura vacinal entre os doentes crônicos, gestantes e os jovens entre 20 a 29 anos e para elevar estas taxas é preciso informação e esta é a melhor forma de convencimento.



OBS: pacientes que sofreram Transplante de Medula Óssea, ou que estão em quimioterapia, precisam perguntar aos seus médicos qual é o melhor momento para vacinação.



Dr. Marcelo Bellesso

Um comentário:

  1. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 está em andamento e pretende vacinar 91 milhões de brasileiros. Porém, até agora foram vacinados pouco mais de 20 milhões de pessoas. Para aumentar este número, gostaríamos de contar com você para divulgar a vacinação entre as pessoas com doenças crônicas, que irá até sexta-feira, 23/04. Preparamos diversos materiais que podem ser usados em seu blog para ajudar o Brasil nessa tarefa tão importante.

    Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir