terça-feira, 6 de abril de 2010

Neutropenia (decorrente da quimioterapia)



A Neutropenia significa queda na contagem do número de neutrófilos ≤ 1000/mm3. Estas importantes células são um tipo de leucócitos (glóbulo branco), responsável pela primeira linha de defesa. Sabe-se que quanto menor a contagem de neutrófilos, maior o risco de infecção e quanto maior for o período da neutropenia, maior o risco de infecção.

Veja neste vídeo a importante função dos neutrófilos:




Neste vídeo é demonstrada a capacidade do neutrófilo sair do vaso sanguineo e atingir o sítio de infecção ou inflamação. Isto se chama Diapedese.
A contagem de neutrófilos é feita através de um simples hemograma.

A presença de neutropenia depende do protocolo de quimioterapia, do tipo de câncer e do próprio paciente. Pergunte ao seu médico sobre o risco do desenvolvimento de neutropenia.

O gráfico abaixo demonstra a evolução da contagem de neutrófilos de uma paciente com Linfoma Não-Hodgkin com o protocolo de quimioterapia R-CHOP em três ciclos de quimioterapia com intervalos de 21 dias. Notem que ao redor do 10º. dia após aplicação da quimioterapia há acentuada queda de neutrófilos, tornando-se um período crítico para infecção.

Portanto, principalmente no período de neutropenia ≤ 1000/mm3, ou em qualquer outro período durante o tratamento quimioterápico.

Caso você apresente:

Febre: temperatura axilar ≥ 37,8º.C
Tremores ou calafrios
Tosse, falta de ar
Queda do estado geral
Qualquer alteração na pele
Diarréia
Ou qualquer outro sintoma


AVISE O SEU MÉDICO E CASO NÃO CONSIGA ENCONTRÁ-LO PROCURE O PRONTO-SOCORRO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.




A linha azul representa a contagem de neutrófilos da paciente.
A linha vermelha a contagem de risco 1000/mm3.
D1: é o primeiro dia do Ciclo, por volta do D10, ou seja 10º. dia após aplicação de quimioterapia a paciente apresentou menor contagem de neutrófilos.


Um comentário:

  1. quais as consequencias de interromper a quimioterapia apos o 1º ciclo por neutropenia?

    ResponderExcluir