domingo, 11 de abril de 2010

Linfoma Não Hodgkin

Linfoma não-Hodgkin



O termo linfoma não-Hodgkin (LNH), de uma forma genérica, significa tumor de linfócitos. Os Linfócitos são um tipo de glóbulos brancos e compreendem os linfócitos do tipo B, T e Natural Killer os quais são produzidos normalmente em nosso organismo.




Os linfócitos normalmente são encontrados em todas as partes do nosso organismo. Devido a esta característica os tumores de linfócitos, linfomas, podem ser encontrados tanto nos gânglios linfáticos, sangue, medula óssea, ou qualquer outro órgão como: estômago, testículos, cérebro, etc.




Através da última classificação da Organização Mundial da Saúde 2008 existem 47 subtipos de LNH.



Entenda de forma sucinta o desenvolvimento do LNH





Devido à grande quantidade de linfomas tão diferentes com tratamentos muito distintos é fundamental que o médico insista no diagnóstico e para isto é muito importante a realização da biópsia do tumor, complementada com exame imunohistoquímico. O exame imunohistoquímico possibilita ao médico patologista classificar de forma adequada a doença.





Os LNH representam cerca de 5% de todos os tipos de câncer e sua incidência aumenta conforme a idade, presença de microorganismos como: HIV, HTLV, Helicobacter pylori, Epstein Barr vírus, pacientes imunossuprimidos crônicos também apresentam risco aumentado para o desenvolvimento de LNH como os transplantados cardíacos, renais, entre outros.



Cerca de 80% dos LNH são de células B. O LNH mais freqüente entre 30 a 35% dos casos é o Linfoma Difuso de Grandes Células B.




Os LNH podem ser classificados em indolentes e agressivos de acordo com a velocidade da proliferação celular e manifestações dos sintomas.






Sinais e sintomas


Sintomas freqüentes


Um dos sintomas mais freqüente é o aumento do tamanho dos gânglios linfáticos, as ínguas. Eles, os gânglios linfáticos, chamados por nós médicos de linfonodos, estão presentes em todo o corpo no indivíduo saudável. Os gânglios linfáticos fazem parte do sistema linfático e são de fundamental importância para o amadurecimento dos linfócitos e para defesa imunológica em si.







Figura: ilustra o sistema linfático presente em todas as pessoas.


A presença de um ou vários gânglios aumentados pode representar
1- Infecção e/ou inflamação
2-Linfoma
3-Metástase de outros tipos de câncer.
A diferenciação entre esses grupos de doença é exclusivamente medica.
Portanto se você apresenta ínguas procure um médico.
Esta alteração pode ser benigna ou maligna.

Há outros sintomas inespecíficos relacionados ao linfoma como por exemplo:
1-Cansaço
2-Fraqueza
3-Apatia
4-Febre
5-Suor excessivo
6-Emagrecimento sem explicação
7-Inchaço do pescoço e do rosto
8-Falta de ar







Na investigação de um possível linfoma é preciso exames laboratoriais de sangue como também, tomografias, pois existem gânglios linfáticos em certas regiões do nosso organismo que são impossíveis de serem identificados no exame físico.

É praticamente impossível descrever todos os sintomas do linfoma, pois sua apresentação pode ser extremamente heterogênea, dependendo do sítio de acometimento da doença. Assim, apenas descrevi alguns dos sintomas mais freqüentes.

O importante é ressaltar que o LNH pode ser uma doença curável e quanto menor for a extensão da doença, ou seja, quanto mais precoce for o diagnóstico, maior a probabilidade de sucesso no tratamento.

Dr. Marcelo Bellesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário