Recentemente estamos notando na mídia uma nova campanha do Ministério da Saúde para estimular a doação de sangue. Assim, reforço e ajudo a divulgar este movimento, pois o ato de doar sangue é voluntário e extremamente nobre. Como é comum neste blog, informo as razões que justificam e reforçam a importância da doação, como também a necessidade constante de doações em todos os períodos do ano.
1- Quantas pessoas posso ajudar com uma única doação de sangue?
Quando o sangue do doador é retirado, rotineiramente, este sangue é separado em três partes: glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma. Portanto em uma única doação é possível ajudar três ou mais pessoas.
2- Qual é a importância da transfusão de glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias?
O Concentrado de Hemácias melhora o transporte de oxigênio para o organismo, melhorando os sintomas e sinais de anemias. É amplamente útil e vital em todos os serviços do hospital como nas unidades de emergência, centro cirúrgico, enfermarias e nas unidades de tratamento quimioterápico.
3- Qual é a importância da transfusão das plaquetas?
O Concentrados de plaquetas diminui a chance ou ajuda a reduzir sangramentos decorrentes da diminuição de plaquetas, ou em situações raras em doenças, nas quais as plaquetas não funcionam. É muito utilizado nas unidades de emergência, centro cirúrgico, enfermarias e principalmente nas unidades de tratamento quimioterápico.
4- Qual é a importância da transfusão de plasma?
O plasma fresco congelado contém fatores de coagulação ajudando nas situações de distúrbios de coagulação decorrentes da diminuição da atividade desses fatores. É muito utilizado nas unidades de emergência, centro cirúrgico e enfermarias.
5- Por que é importante doar sangue com freqüência?
A validade, ou melhor, o tempo de estocagem varia de acordo com o tipo de hemoderivado: hemácias, plaquetas ou plasma fresco congelado. O tempo de estocagem de cada hemoderivado, respectivamente é 35 dias, 5 dias e 1 ano. Portanto, fica claro que se o banco de sangue parar de receber doadores em 5 dias o estoque de plaquetas acaba. Assim, infelizmente é muito comum nos feriados prolongados como carnaval, natal e ano novo haver escassez de plaquetas.
6- Qual é o risco de doar sangue?
O ato de doar é extremamente seguro, pois antes do ato em si. O doador passar por análise da pressão arterial, freqüência cardíaca e dosagem de hemoglobina para descartar que um doador anêmico doe sangue sem se prejudicar. Além disto há limite para idade e peso. Portanto doar sangue é seguro e não prejudica a integridade do doador.
Se você leitor tiver dúvidas sobre o ato de doar, escreva um comentário.
Estou disposto a convencê-lo que doar sangue só faz bem!
Neste próprio blog há mais informações clique na figura abaixo
Olá!
ResponderExcluirSeja parceiro da campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde.
Para receber todo material da campanha e saber como participar, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Att,
Ministério da Saúde.