segunda-feira, 12 de julho de 2010

Razões para doar sangue



Recentemente estamos notando na mídia uma nova campanha do Ministério da Saúde para estimular a doação de sangue. Assim, reforço e ajudo a divulgar este movimento, pois o ato de doar sangue é voluntário e extremamente nobre. Como é comum neste blog, informo as razões que justificam e reforçam a importância da doação, como também a necessidade constante de doações em todos os períodos do ano.

1- Quantas pessoas posso ajudar com uma única doação de sangue?

Quando o sangue do doador é retirado, rotineiramente, este sangue é separado em três partes: glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma. Portanto em uma única doação é possível ajudar três ou mais pessoas.

2- Qual é a importância da transfusão de glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias?

O Concentrado de Hemácias melhora o transporte de oxigênio para o organismo, melhorando os sintomas e sinais de anemias. É amplamente útil e vital em todos os serviços do hospital como nas unidades de emergência, centro cirúrgico, enfermarias e nas unidades de tratamento quimioterápico.

3- Qual é a importância da transfusão das plaquetas?

O Concentrados de plaquetas diminui a chance ou ajuda a reduzir sangramentos decorrentes da diminuição de plaquetas, ou em situações raras em doenças, nas quais as plaquetas não funcionam. É muito utilizado nas unidades de emergência, centro cirúrgico, enfermarias e principalmente nas unidades de tratamento quimioterápico.

4- Qual é a importância da transfusão de plasma?

O plasma fresco congelado contém fatores de coagulação ajudando nas situações de distúrbios de coagulação decorrentes da diminuição da atividade desses fatores. É muito utilizado nas unidades de emergência, centro cirúrgico e enfermarias.


5- Por que é importante doar sangue com freqüência?

A validade, ou melhor, o tempo de estocagem varia de acordo com o tipo de hemoderivado: hemácias, plaquetas ou plasma fresco congelado. O tempo de estocagem de cada hemoderivado, respectivamente é 35 dias, 5 dias e 1 ano. Portanto, fica claro que se o banco de sangue parar de receber doadores em 5 dias o estoque de plaquetas acaba. Assim, infelizmente é muito comum nos feriados prolongados como carnaval, natal e ano novo haver escassez de plaquetas.

6- Qual é o risco de doar sangue?

O ato de doar é extremamente seguro, pois antes do ato em si. O doador passar por análise da pressão arterial, freqüência cardíaca e dosagem de hemoglobina para descartar que um doador anêmico doe sangue sem se prejudicar. Além disto há limite para idade e peso. Portanto doar sangue é seguro e não prejudica a integridade do doador.

Se você leitor tiver dúvidas sobre o ato de doar, escreva um comentário.

Estou disposto a convencê-lo que doar sangue só faz bem!

Neste próprio blog há mais informações clique na figura abaixo


Um comentário:

  1. Olá!

    Seja parceiro da campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde.

    Para receber todo material da campanha e saber como participar, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Att,
    Ministério da Saúde.

    ResponderExcluir