quarta-feira, 14 de abril de 2010

Como lavar as mãos?

Breve histórico
Ignac Semmelweis, médico húngaro, descobriu em 1847 que a simples higienização das mãos diminuia drasticamente a incidência de infecção pós parto. Esta conclusão partiu da observação de que a taxa de mortalidade entre os partos realizados pelos médicos era três vezes maior comparado aos realizados pelas parteiras, cuja diferença entre eles era devido ao fato das parteiras lavarem as mãos.











Lavar as mãos


Lavar as mãos, de forma correta, é que um dos meios mais eficazes de prevenir a transmissão de bactérias, fungos e vírus. Portanto, o ato de lavar as mãos é fundamental para prevenir infecções como a gripe A H1N1, como também para evitar infecções hospitalares e contaminações nos pacientes imunossuprimidos, ou que se encontram em quimioterapia.

Para lavar as mãos é preciso fazer cinco movimentos repetitivos:

- lavar as palmas; o dorso, a borda lateral dos dedos, as unhas, os polegares e os punhos.

Assistam a seguir um vídeo muito didático de como lavar as mãos realizado pelo grupo de TELEMEDICINA DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP. LEMBRE-SE ESTE VÍDEO SERVE PARA PROFISSIONAL DE SAÚDE, COMO TAMBÉM PARA TODAS AS PESSOAS INCLUSIVE PARA O PACIENTE EM QUIMIOTERAPIA EM QUALQUER LOCAL: HOSPITAL, DOMICÍLIO, RESTAURANTES, ETC.





Dr. Marcelo Bellesso

2 comentários:

  1. Dr. Marcelo,
    Já era sua fã há bastante tempo pelas histórias que a Bruna contava em seu blog (Linfoma Emocional) sobre o senhor e é com alegria que venho aqui para segui-lo. Vou colocar o link de seu blog no meu blog para que meus visitantes tenham acesso às suas informações tão preciosas.
    Um abraço,
    Marilisa

    ResponderExcluir
  2. boa tarde ? gostaria de saber como lavar as maos de um paciente acamado? do paciente acamado

    ResponderExcluir