sábado, 15 de maio de 2010

Hemograma e seus valores críticos

Há certas situações que o paciente pode ser avisado pelo seu médico ou pelo laboratório, onde fez o hemograma que há alterações no seu exame em que é preciso tomar uma conduta de urgência e procurar um pronto-socorro. Estas situações são raras para a população, em geral, entretanto para os pacientes com leucemia ou que estão em quimioterapia esta situação é mais freqüente. Quando se recebe esta informação pelo laboratório não esperada, a primeira conduta a ser tomada é entrar em contato imediato com o médico que solicitou o exame, caso não o encontre, o correto seria realizar as orientações recebidas pelo laboratório.

É preciso lembrar que o tratamento quimioterápico pode alterar a produção da medula óssea e promover situações extremas como anemia (diminuição dos glóbulos vermelhos) leucopenia e plaquetopenia.

Clique na figura abaixo para entender a interferência da quimioterapia na produção das células sanguineas.


O hemograma por contar células com funções tão nobres pode sinalizar alterações em que a informação do resultado é considerada uma urgência médica. Estes valores críticos são definidos como alterações laboratoriais superiores ou inferiores aos valores de referências em que há risco de morte ou dano irreparável pode ocorrer se não for tratado imediatamente.

Clique na foto abaixo para entender o hemograma



Não existe um consenso entre os laboratórios em relação aos limites inferiores ou superiores para hemoglobina, contagem de neutrófilos e plaquetas. Entretanto os laboratórios que visam um padrão de qualidade têm como um de seus parâmetros de excelência a comunicação destes valores críticos. Estes valores críticos também são aplicáveis para os testes de: coagulação, dosagem de sódio, potássio, uréia, creatinina entre outros.

Um comentário:

  1. EXISTE ALGUMA SITUAÇÃO PRÉ-EXAME QUE PODE ALTERAR O HEMOGRAMA COMPLETO? EX: ALGUM ALIMENTO QUE AUMENTA OU DIMINUI A TAXA DE LEUCÓCITOS, ALGUMA BEBIDA NÃO ALCOOLICA QUE POSSA MUDAR A URINA OU SANGUE, OU ATÉ MESMO ALGUMA POSTURA FÍSICA, ETC...

    ResponderExcluir