quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Hemograma

O Hemograma é um exame de sangue que tem como finalidade contar as células sanguíneas (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas), avaliar as variações do tamanho e forma das células, como também descrever a concentração da hemoglobina e a relação entre os glóbulos vermelhos e o plasma, isto é o hematócrito. É realizado através da coleta de sangue, através de uma punção venosa. O sangue geralmente é coletado no tubo a vácuo de tampa roxa contendo anticoagulante EDTA. É analisado atualmente, por contadores automatizados com auxílio da avaliação microscópica por um técnico especialista e ou até por um médico especialista se for necessário.

Este exame é extremamente útil, pois através dele podemos suspeitar e investigar doenças hematológicas (próprias do sangue), como também avaliar alterações no sangue de doenças de causa não hematológica.





Células avaliadas, sinonímeas e sua função.


Hemácia
Sinônimo: Glóbulos vermelhos, eritrócitos

São as células mais numerosas do sangue, não possuem núcleo e devido a presença da hemoglobina têm a coloração vermelha e transportam Oxigênio e Gás carbônico.




Leucócitos
Sinônimo: Glóbulos brancos

Os Leucócitos são um conjunto de células com funções distintas específicas, mas têm como finalidade final a imunidade. Fazem parte de grupo de células: neutrófilos, basófilos, eosinófilos, monócitos e linfócitos.

Neutrófilos
Sinônimo: Segmentados e bastonetes

São células maduras, sendo geralmente mais prevalentes entre os leucócitos e têm como finalidade “atacar” bactérias e fungos. Têm um período de meia-vida de 6 a 8 horas no sangue (por isto, é comum grandes variações da sua contagem num curto espaço de tempo). Devido sua função tão importante em relação à imunidade, pacientes com diminuição da contagem de neutrófilos são, geralmente, susceptíveis para infecções bacterianas e fúngicas necessitando de abordagem médica de urgência na suspeita de infecção (febre, tremores e calafrios).

Clique na célula e leia mais sobre a importante função dos neutrófilos.











Eosinófilos

São células com funções imunológica destinadas principalmente para parasita, ou melhor “vermes” (protozoários). Estão também relacionadas aos processos alérgicos.

Monócitos

São células que têm a capacidade de englobar, digerir agentes agressores e estimular o sistema imune a elaborar uma respostas específica contra os microorganismos.

Basófilos

São células que participam dos processos alérgicos.

Linfócitos

Há três tipos de linfócitos: células B, T e NK. Neste exame não é possível diferenciar estes três tipos de células. Estas células têm como função elaborar respostas específicas contras os agentes invasores.


Plaquetas

São pequenas células responsáveis para formação dos coágulos com a participação dos fatores de coagulação.






As doenças podem estar relacionadas com alterações de diferentes parâmetros do hemograma tanto acima como abaixo dos valores de referências.


- Anemia: conjunto de doenças caracterizada pela diminuição do número de glóbulos vermelhos (hemácias, ou eritrócitos), ou diminuição da concentração da hemoglobina.

- Poliglobulia: conjunto de doenças caracterizada pelo aumento do número de glóbulos vermelhos, ou aumento da concentração da hemoglobina.

- Leucocitose: alteração do hemograma definida pelo aumento do número de leucócitos (glóbulos brancos).

- Leucopenia: diminuição do número de leucócitos.

- Neutrofilia: aumento do número de neutrófilos.

- Neutropenia: diminuição do número de neutrófilos.

- Linfocitose: aumento do número de linfócitos.

- Linfopenia: diminuição do número de linfócitos.

- Plaquetose: aumento na contagem de plaquetas.

- Plaquetopenia: diminuição do número de plaquetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário