quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mieloma Múltiplo

O Mieloma Múltiplo é um câncer da medula óssea. A medula óssea é responsável pela produção das células sanguíneas : glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. O plasmócito, um tipo de glóbulo branco, é responsável pela produção de anticorpos, também chamadas de imunoglobulinas.

O Mieloma Múltiplo é a conseqüência da proliferação exacerbada de plasmócitos e com isto, geralmente, há produção exagerada de um tipo especifico de imunoglobulinas.

No Brasil o Mieloma Múltiplo é o segundo câncer do sangue mais incidente na população. Representa 1% de todos os tipos de câncer. Sua prevalência estimada é de 17 para cada 100.000 habitantes e nos EUA estima-se que por ano são diagnosticados 15.000 novos casos. A freqüência da doença aumenta com idade com pico de incidência entre 55 a 60 anos, acomete mais os homens e pessoas afro-descendentes. Infelizmente no Brasil, o diagnóstico é feito nos pacientes com  doença avançada. Portanto é preciso melhorar a taxa de detecção da doença em estágios precoces.


O objetivo deste texto é ilustrar os sintomas, sinais clínicos e alterações laboratoriais do Mieloma Múltiplo para sinalizar os pacientes e leigos a procurarem o médico especialista nas seguintes situações.


Como o Mieloma Múltiplo se manifesta?

Um dos principais sintomas do Mieloma é a dor óssea. O paciente geralmente sofre muito com dores ósseas na região lombar (coluna) ou qualquer outro osso que está acometido pela doença. Além disto, é freqüente nos pacientes com esta doença apresentarem fraturas em que o acidente que desencadeou é leve, como por exemplo: queda da própria altura, sair da cama, descer escada entre outras. Fraturas com mecanismo de trauma leve devem ser suspeitar de Mieloma, quando descartado outras causas de fragilidade óssea.

A anemia caracterizada pela palidez, fraqueza, apatia, cansaço, inchaço e dores nas pernas, geralmente faz parte do conjunto de manifestações do Mieloma Múltiplo. Deixo claro, que nem toda anemia deve-se pensar em Mieloma Múltiplo, mas no paciente idoso, com dores ósseas e anemia esta suspeita merece ser considerada.

Há outros sintomas graves que podem ser decorrentes do aumento de cálcio decorrente da destruição óssea como, por exemplo: intestino ressecado, náuseas, vômitos e confusão mental.

A confusão mental, associada ou não com alteração visual, náuseas, vômitos e dor de cabeça podem estar associados com a síndrome de hiperviscosidade decorrente da produção de anticorpos pelos tumores de plasmócitos.

O Mieloma múltiplo diferente da maioria dos câncer é uma doença disseminada portanto para seu diagnóstico uma única biópsia de um local acometido por uma tumoração não define o diagnóstico de Mieloma.


A combinação de aumento de plasmócitos na medula óssea através do mielograma, presença anormal de um tipo específico de imunoglobulina no sangue e/ ou urina, lesões ósseas características na radiografia, são pontos fundamentais para o diagnóstico. Associados ou não a anemia, aumento na concentração do sangue de cálcio e insuficiência renal.

Portanto, se apresentar:
1- Dor óssea
2- Anemia
3- Insuficiência Renal

Questione o seu médico para saber a real causa dessas manifestações.
Nestas situações é preciso descartar Mieloma Múltiplo.



3 comentários:

  1. QUAL A PORCENTAGEM DE CHANCE DE TER MIELOMA MÚLTIPLO,SE MINHA MÃE TEM A DOENÇA?
    ELA ESTÁ SENDO TRATADA COM HEMATOLOGISTA,INFELIZMENTE A DOENÇA ESTÁ EM ATIVIDADE APÓS MAIS DE UM ANO DE TRATAMENTO COM TALIDOMIDA E ZOMETA.ESTOU TRISTE E PREOCUPADA.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma amiga que descobriu essa doença a um mês segundo ela está nun estágio muito avansado ...queria saber como assim... que tipo de estágio é esse

    ResponderExcluir
  3. El cáncer colorrectal, el cáncer del intestino grueso, es el cuarto cáncer más común en América del Norte. Muchos casos de cáncer colorrectal están asociados con bajos niveles de actividad física y con dietas bajas en frutas y verduras. Las personas con antecedentes familiares de la enfermedad tienen un mayor riesgo. Me desmoroné con esta enfermedad durante 5 años y también con muchos pensamientos aterradores en mi cabeza porque estaba esperando la muerte todos los días de mi vida hasta que mi hijo vino a mí en el hospital explicándome que había encontrado un curandero de hierbas de Nigeria para curar mi cáncer colorrectal. Mi hijo me pidió que lo dejara probar porque hemos escuchado muchos estafadores que pretenden curar todo tipo de enfermedades con hierbas medicinales y algunos de ellos nunca consiguen un resultado positivo al final de todo, pero teníamos mucha confianza en este médico de hierbas, como dije que lo probáramos y me envió una medicina de hierbas para beber durante tres semanas. Estoy compartiendo este testimonio aquí para que la gente que está enferma se ponga en contacto con este hombre maravilloso, su nombre es Dr. Itua. Y su contacto es Whatsapp_+2348149277967____Email_drituaherbalcenter@gmail.com.
    Él puede curar esas enfermedades como:
    Cáncer de vejiga
    Cáncer de mama
    Cáncer colorrectal
    Cáncer de riñón
    Leucemia
    Cáncer de pulmón
    Linfoma no Hodgkin
    Cáncer de próstata
    Cáncer de piel
    Cáncer de útero
    VIH/Sida
    Golpe
    Herpes
    Hepatitis
    Hechizo de amor
    Diabetes

    ResponderExcluir