segunda-feira, 10 de maio de 2010

Linfoma de Hodgkin

História



Antes da publicação de Thomas Hodgkin em 1832 entedia-se que as doenças que acometiam os gânglios linfáticos eram decorrentes de inflamação ou por câncer. Ao publicar seu artigo original Thomas Hodgkin definiu uma nova entidade de doença que é própria dos gânglios linfáticos. A importância desta publicação criou uma nova categoria de doenças, as doenças próprias do sistema linfático. Isto foi tão importante que em 1865, Samuel Wilks, em reconhecimento, designou esta doença como Doença de Hodgkin.

O Linfoma de Hodgkin compreende 4 subtipos. É uma doença rara representa 0,6% de todos os tipos de câncer e 10% de todos os linfomas. Apresenta maior incidência entre os 20 a 30 anos e depois dos 50 anos.


Felizmente, o Linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer em que o tratamento é extremamente eficaz. Estima-se que 90% dos pacientes estarão vivos após 10 anos do tratamento e é possível erradicar a doença em 75% dos doentes.


Como se manifesta?

Geralmente apresenta-se com aumento dos gânglios, ínguas, no pescoço (60 a 70% dos casos) ou dentro do tórax, região chamada de mediastino (50 a 60% dos casos). Estas ínguas tem a tamanho aumentado (geralmente > 2cm) e são indolores. Podem acometer a região axilar e no abdome de forma menos prevalente. Talvez, pelo fato das ínguas serem indolores não incomoda o paciente demorando a procura o médico.



Em 20% dos casos é possível a presença dos sintomas: febre, suor noturno excessivo e emagrecimento. Além disso entre 10 a 15% há muita coceira no corpo.



A figura acima ilustra uma radiografia de tórax. As setas demonstram um tumor de forma arredondada no mediastino (dentro do tórax). Este sítio de acometimento da doença é comum principalmente nos jovens.

Sintomas relacionados ao acometimento do mediastino podem existir como dor no peito ou nas costas, falta de ar, inchaço nos braços, pescoço e face, associado ou não a falta de ar. Estas manifestações podem estar associadas com obstrução da veia cava superior. Isto pode promover além do inchaço já descrito dilatação das veias que são drenadas pela veia cava superior como a figura abaixo.



Associado aos sintomas os pacientes podem apresentar anemia e alterações no teste chamado VHS.


Como é feito o diagnóstico?

Primeiramente, é importante que o paciente procure o médico quando apresenta ínguas, sendo elas indolores ou não. O médico através do exame físico e exames de imagem definirá qual será a íngua a ser biopsiada.

Através de cirurgia retira-se uma parte do gânglio acometido. Este material é analisado pelo patologista que através da análise microscópica associada há inúmeros métodos de coloração define o diagnóstico, nome da doença.

Além da biópsia do gânglio, confirmando o Linfoma de Hodgkin é necessária a biópsia de medula óssea para avaliar se há ou não acometimento da medula óssea, como também tomografias e se possível realizar um exame chamado PET. Estes outros exames de imagem servem para avaliar o grau de comprometimento da doença, ou seja, estadiamento.

O estadiamento é importante para  o planejamento terapêutico, ou seja,  quantidade de ciclos de quimioterapia associado ou não à radioterapia.




3 comentários:

  1. Olá Boa tarde.
    Meu nome é Rafael, sou pesquisador sobre o câncer e suas patologias.
    Há algum tempo eu tive um caso bem grave de câncer na minha família, onde foi muito complicado lidar com isso, pois uma

    tia minha estava bastante desanimada e abatida e procurava muita força comigo, então tive sempre que estar e me mostrar

    bem perante ela, para nunca desanima-la do tratamento, pois se sentia muito feia e tinha vergonha de suas feridas,pois

    sua pele e seu corpo ficaram muito frágeis, por causa do Linfoma Hodgkin.
    Um dia,na internet, procurando mais sobre câncer, foi onde encontrei o site institucional do Hospital de Câncer de

    Barretos, onde tirei muitas dúvidas que tinha e como ajudar a meu tio com seu caso, tendo muito apoio e juda com tudo

    que precisei.
    Quem quiser acessar e dar uma olhada:

    www.cliquecontraocancer.com.br

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Muito importante repassar aquilo que buscamos, pesquisamos, conhecemos, para que estes conhecimentos possam muitas vezes esclarecer, minimizar sofrimentos e preocupações. Deus nos deu inteligência para que vivamos em união e solidários.
    Abraço e muita paz.

    ResponderExcluir
  3. meu amigo esta muito magro esta como pescoço parecendo caxumba e um tumor proximo o peito e agora apereceu na axilila pode ser cançer??

    ResponderExcluir