terça-feira, 18 de maio de 2010

Gestação e Linfoma de Hodgkin

A gestação está mais associada ao Linfoma de Hodgkin (LH) comparado ao Linfoma não-Hodgkin (LNH), pois o LH mesmo apresentando menor incidência, no período fértil é mais freqüente. Um dos Institutos mais famosos de combate ao câncer, MD Anderson Cancer Center, descreve a associação de gestação em 3,2% de todos os casos de LH.

Os objetivos deste texto são relatar os cuidados de uma paciente gestante com Linfoma de Hodgkin, fases da gestação e seus riscos decorrentes do tratamento, taxa de fertilidade após tratamento e sugestão de tempo após tratamento para uma gestação.

Novamente, é importante ressaltar que o texto a seguir descreve dados gerais, portanto é completamente possível que casos reais não se encontrem nestas estatísticas. Assim, a melhor forma de utilizar este e outros textos neste blog é tirar as dúvidas com o seu médico.

A gestação pode acontecer antes do diagnóstico do Linfoma de Hodgkin, durante o tratamento (de forma mais rara) e após o tratamento. Embora o tratamento da doença possa promover infertilidade reversível na maioria dos casos, é recomendável contracepção durante o tratamento. Portanto é aconselhável para todas mulheres em idade fértil com diagnóstico de LH fazer teste de gravidez antes da realização da tomografia, cintilografia, PET e do tratamento.

É aconselhável exames de imagem diferentes na paciente gestante com Linfoma de Hodgkin como a ultrassonografia e a Ressonância Nuclear Magnética.

A fase mais crítica para a abordagem terapêutica é o primeiro trimestre, pois nestes meses iniciais há fenômenos importantes como a implantação do embrião e formação dos órgãos. O tratamento nesta fase pode provocar abortamentos e má formações congênitas. Portanto, quando é possível esperar, sugere-se adiar o tratamento para o segundo semestre, pois os riscos nesta fase são menores para o feto.

No segundo e terceiro trimestre estas alterações são menos graves. Assim, geralmente os efeitos do tratamento nesta fase são: baixo peso ao nascer, restrição do crescimento intra-uterino, prematuridade e suas conseqüências. Embora não seja comum, podemos ter óbito fetal.

Todas as mulheres gestantes com Linfoma de Hodgkin devem estar em seguimento pré-natal de alto risco.

Estudos demonstram que a taxa de gestação após o tratamento de Linfoma de Hodgkin é semelhante à população sem linfoma na mesma faixa etária atingindo cerca de 85%. Entre os fatores de proteção que contribuem para manter a preservação da fertilidade foi a mudança do esquema quimioterápico do passado MOPP para o atual ABVD e a blindagem pélvica da irradiação.

Infelizmente, há recidivas do Linfoma de Hodgkin, as recaídas geralmente ocorrem dentro de dois a três anos após a terapia definitiva. Em estudos que avaliam a resposta do tratamento do linfoma de hodgkin com um seguimento de 10,5 anos a taxa de recaída após 2 anos é de 10%. Assim, como a taxa de recaída diminui acentuadamente após 2 a 3 anos, sugere-se a mulher que encontra-se em remissão completa do Linfoma de Hodgkin que deseja engravidar aguardar cerca de 2 anos do término do tratamento.

8 comentários:

  1. Olá Boa tarde.
    Meu nome é Rafael, sou pesquisador sobre o câncer e suas patologias.
    Há algum tempo eu tive um caso bem grave de câncer na minha família, onde foi muito complicado lidar com isso, pois uma

    tia minha estava bastante desanimada e abatida e procurava muita força comigo, então tive sempre que estar e me mostrar

    bem perante ela, para nunca desanima-la do tratamento, pois se sentia muito feia e tinha vergonha de suas feridas,

    graças ao Linfoma Hodgkin.
    Um dia,na internet, procurando mais sobre câncer, foi onde encontrei o site institucional do Hospital de Câncer de

    Barretos, onde tirei muitas dúvidas que tinha e como ajudar a meu tio com seu caso, tendo muito apoio e juda com tudo

    que precisei.
    Quem quiser acessar e dar uma olhada:

    www.cliquecontraocancer.com.br

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Dr
    Meu nome é Juliana tenho 26 anos tive linfoma de hodgkin a 2 anos e 7meses +-
    O meu medo maior é de não poder ser mãe, mas com essas informações vc me deu esperança
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. Boa terde,

    o meu nome é Lígia, sou portuguesa e estou em remissão à 22 meses de um LH.

    Fim um auto-transplante de MO e recetemente fiz análises que demosntram a minha incapacidade quase total para vir a ter filhos.

    Nesta informação, você fala de uma infertilidade temporária, será que só se aplica a mulheres que foram sujeitas só a quimio ou também a muklhares que fizeram um Auto-transplante.

    Acha que esta minha intertilidade , entrei em pré-menopausa, pode se reverter? tenho 32 anos.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. EU TIVE ESSA DOENÇA MAS JA PAEI O TRATAMENTO TEM UNS 6 MESES POSSO ENGRAVIDA?

    ResponderExcluir
  5. Olá... Eu tenho Hodgkin e estou gravida... Vou fazer pré natal de auto risco... Tá sendo bem complicado, pois estou sem medicação alguma... To tendo crise de falta de ar, mas mesmo assim optei por seguir com a Gravidez...
    Meu Médico disse que é um Milagre, pra quem esteve a beira da morte, gerar uma vida é um PRESENTE... Me abraçou e se emocionou!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber como foi o desenvolvimento da sua gestacao e da doenca

      Excluir
  6. Oi dr. descobri uns nodulos durante a gestação, mas estava tão empolgada por estar grávida que nem dei muita confiança, após o parto começaram as coceiras, a sudorese, a febre todo dia a tgarde, enfim, ate descobrir exatamente o bb estava com 4 meses de nascido, foi qdo comecei o tratamento, pergunto por ele, quais riscos ele tem, anomalias, desenvolvimento, fala, crescimento, o q o linfoma que eu não dei confiança poderia prejudicá-lo???

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, eu tive LH a 5 anos atras, e no começo desse ano descobrir que estava grávida, fiquei muito feliz, mas a minha felicidade não durou muito, pois todos os médicos que falaram que ia ser bem dificil essa gravidez, eu estava sendo acompanhada pelo Hematologista, pelo vascular, pois tive 3 trombose, no começo de abril fui fazer uma ultrassom e descobrir que meu bebê não estava mais vivo, até os 3 meses ele estava super bem, não tinha nada de errado com ele, sua formação estava perfeita e de repente ele se foi. Minha médica me falou que se eu engravidar novamente vai acontecer a mesma coisa. Ainda estou bem abalada com tudo isso. Mas graça á Deus do LH estou bem, só as trombose que me preocupa pois tenho que tomar Marivan pelo resto da minha vida.

    ResponderExcluir