segunda-feira, 3 de maio de 2010

AIDS e Linfoma não Hodgkin

Estima-se que 25 a 40% dos pacientes portadores do vírus HIV podem evoluir com câncer. Cerca de 10% dos casos de câncer em pacientes portadores do vírus HIV são Linfomas não-Hodgkin (LNH). Entende-se através de estudos epidemiológicos que o risco do desenvolvimento de Linfoma não-Hodgkin no paciente portador do vírus HIV é 60 a 165 vezes maior que uma pessoa com sorologia negativa.

Nem todo paciente portador do vírus HIV, por definição tem AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Entretanto a combinação sorologia positiva para o vírus HIV e diagnóstico de Linfoma não-Hodgkin define-se AIDS ou SIDA, na língua portuguesa.

Linfoma relacionado à SIDA compreende três subgrupos: LNH sistêmico (disseminado), Linfoma Primário de Sistema Nervoso Central (LPSNC) e Linfoma primário de serosa. Os LNH mais freqüentes são do subtipo histológico: Linfoma Difuso de Grandes Células B (LDGCB) e Linfoma de Burkitt representando respectivamente 58% e 40% (quando se exclui LPSNC).

Estima-se que a incidência de LPSNC dentro do grupo dos LNH relacionado à SIDA seja aproximadamente 15%.

Quais são os sintomas mais freqüentes?

A apresentação dos sintomas e sinais do Linfoma relacionado à SIDA difere dos pacientes que não são soro positivo, pois na grande maioria dos casos o comportamento é extremamente agressivo e com a presença de sintomas B (caracterizado por febre, emagrecimento e sudorese) e a infiltração por órgãos não linfóides é mais freqüente.

Os órgãos não linfóides mais acometidos são: estômago, intestino, fígado, pulmão, cérebro e cerebelo. Não necessariamente nesta ordem.

A importância de levantar este tema deve-se a dois motivos:

1) Visto a forte associação Linfoma não Hodgkin e AIDS. No paciente em que foi feito o diagnóstico de Linfoma nã0-Hodgkin é extremamente importante solicitar sorologia para o vírus HIV. Além disto, caso a sorologia seja positiva é importante utilizar medicamentos anti-retrovirais (contra-AIDS) associado à quimioterapia.

2) Nos pacientes portadores do vírus HIV na presença de sintomas vagos como febre, suor excessivo e emagrecimento sem causa definida devem procurar seu médico para investigação destes sintomas, pois pode ser Linfoma ou qualquer outra infecção oportunista. Além disto, dores de estômago, queimação do estômago, alteração do ritmo intestinal, dor abdominal ou sintomas neurológicos como: dor de cabeça, tontura, dificuldade para andar, dificuldade para manipular objetos (incoordenação motora) necessitam de avaliação precoce.

2 comentários:

  1. Meu irmão tem aids e agora foi diagnosticado com linfoma de hodgkin. O tratamento neste caso se for quimiotarapia, será eficaz? existem casos com as duas doenças juntas, ter um bom resultado?
    Gostaria de tirar algumas dúvidas!
    Grata.
    jannepires@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria de saber sobre a pergunta da janne pois o mesmo caso aconteceu com minha tia, é capaz de ter um bom resultado?!
    Sammya.raiol@hotmail.com

    ResponderExcluir