quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ínguas

Íngua é um termo popular para denominar nódulos que surgem no pescoço, axilas e virilha. O termo científico utilizado é linfonodomegalia, ou seja, aumento no tamanho do linfonodo. Os linfonodos são pequenos nódulos existentes em nosso organismo pertencentes ao sistema linfático que drenam regiões anatômicas. Assim, por exemplo: as axilas drenam a linfa oriunda da mama, tórax, braço e região do pescoço, qualquer processo inflamatório, infeccioso ou canceroso destas regiões podem aumentar os linfonodos axilares, formando a íngua na axila.


Existem linfonodos periféricos aqueles que quando aumentam conseguimos notar facilmente como no pescoço, nas axilas, nos cotovelos e nas virilhas, como também outros que só notamos seus tamanhos aumentados por exames de imagem como tomografia. Estes se encontram no mediastino (dentro do tórax) e no abdome.

Como o objetivo é discutir as ínguas encontradas pelo paciente, abordarei apenas as ínguas no pescoço, axilas, cotovelos e nas virilhas. Estes achados podem ser decorrentes de infecções, ou inflamações, medicações ou câncer.

Algumas doenças infecciosas podem promover ínguas como: Mononucleose, Citomegalovirose, HIV, Toxoplasmose, Tuberculose, entre outras.

Medicações como: alopurinol, Atenolol, Captopril Carbamazepina Cefalosporinas, Hidralazina, Penicilinas, Fenitoína, Pirimetamina, quinidina, sulfonamidas, ouro, também podem promover ínguas.

Em relação ao câncer: linfomas e outros tumores podem apresentar ínguas

É considerado aumento do linfonodo quando este tem no seu maior eixo mais de 1 cm de diâmetro. Ele pode ser doloroso ou indolor, apresentar calor, vermelhidão, ser móvel ou imóvel.

As ínguas podem ser localizadas ou generalizadas e merecem ser investigadas por um médico.

Portanto, cabe o médico salientar e diferenciar ínguas secundárias às doenças benignas e malignas o atraso e a não valorização do paciente frente a este achado pode promover atrasos ao diagnóstico. Assim, caso tenha íngua procure o médico para esta investigação.



5 comentários:

  1. Ótima informação,esclarece bem .
    obrigada e belo trabalho.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. muito obrg... min incentivou a procurar um medico feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  3. na minha tomografia deu linfonodos inguinais bilaterais acho que é este o nome e outro nao estou com o exame agora aqui de 7 mm meu medico dissr que nao devo me preocupar disse quwe as veses cinto dores inguas na virilha. agora estou mais ou menos duas semana com ingua na virilha esquerda.
    meu email é
    patriciasg@sed.sc.gov.br

    ResponderExcluir
  4. Bom dia tenho ingua na verilha a muito tempo a dias ela esta dolorida qual medico devo procuar.
    Att

    ResponderExcluir