quarta-feira, 22 de setembro de 2010

... lentidão do diagnóstico dos Linfomas

Foi publicado na Folha de São Paulo do dia 21 de setembro de 2010 um artigo que ilustra a lentidão no diagnóstico de Linfoma no Sistema Único de Saúde comparado ao serviço privado. O artigo refere-se ao estudo multicêntrico com 540 pacientes com linfoma que fizeram diagnóstico na rede pública e privada. É relatado pelo jornal que 13% dos pacientes do SUS fizeram diagnósticos em estágio precoce versus 37% na rede privada. Segundo o artigo, no SUS os pacientes esperam até 6 meses para fazer os exames de imagem e biópsia, procedimentos fundamentais para o diagnóstico. O processo é lento porque o paciente percorre um longo caminho constituído de inúmeros encaminhamentos até o cirurgião fazer a biópsia para ser analisada pelo médico patologista. As conseqüências desta lentidão promovem provavelmente a progressão da doença e diminuição das chances de cura.

No dia 19 de setembro foi publicada no mesmo jornal uma discussão no caderno Eleições sobre a porta de entrada do SUS sendo declarado por médicos “experts” em saúde pública que o foco dos candidatos à presidência está equivocado, pois os “Ambulatórios Médicos de Especialidades” ou as “Unidades de Pronto Atendimento” visam o atendimento de especialistas, enquanto 85% da necessidade de saúde da população brasileira poderia ser resolvida pelo programa da saúde da família nas Unidades Básicas de Saúde. Só 15% dos casos necessitariam de hospitais especializados.

Entendo que do ponto de vista epidemiológico doenças como: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Bronquite asmática são mais freqüentes que os Linfomas. Entretanto a velocidade do reconhecimento de uma patologia menos freqüente não é ideal, pois muitas vezes os médicos demoraram a suspeitar de neoplasia e quando suspeitam os recursos para fazer exames de imagem e biópsia são escassos e estes hospitais especializados não são ágeis frente à demanda.

Portanto, mais uma vez a informação é fundamental. O paciente precisa estar informado sobre sintomas e sinais que podem estar presentes no diagnóstico dos Linfomas. Embora seja um grupo extremamente heterogêneo de doenças entre si, alguns sintomas e sinais são semelhantes.

Saiba mais sobre:

Linfoma de Hodgkin: http://hemo-blog.blogspot.com/2010/05/linfoma-de-hodgkin.html

Linfomas não-Hodgkin : http://hemo-blog.blogspot.com/2010/04/linfoma-nao-hodgkin.html

2 comentários:

  1. Meu pai foi "vitima" do SUS a 2 anos atras quando foi diagnosticado por um médico que nem chegou a tocar na ingua como Hernia Inguinal e diante da não gravidade do diagnóstico meu pai autonomo foi adiando a cirugia até que 1 mes atras começou a perda de apetite aumentando com vomitos e depois de 6 horas na fila outro medido suspeitou de um linfoma mas a data para marcar uma consulta com um Hematologista era para o dia 2 de novembro!!! Como a situação era preucupante pelo fato de nao conseguir se alimentar conseguimos recusros para dar entrada em um hospital particular e fizeram a biópsia um dia após a consulta e agora o patologista pediu um imunohistoquimico para auxiliar no diagnóstico.Semana que vem vamos ter a resposta!!Parabéns pelo Blog !!

    ResponderExcluir
  2. Dr. Marcelo,
    Quero aqui agradecer imensamente por tudo que você e sua equipe do Hospital Dia tem feito pela minha sogra, Maria José, sua paciente de Linfoma.
    Chegamos ao final do tratamento. Nem posso acreditar!!!
    Durante todo este período de tratamento, pudemos contar com sua competência médica, com seu apoio, com estas enfermeiras MARAVILHOSAS que nos trataram com respeito, amor e carinho sempre que precisamos.
    Agradeço a todos de coração.
    Foram momentos muito difíceis, porém, recompensador por descobrir no Mundo, seres humanos iguais a vocês.
    Apesar, de nesta fase que tudo melhorou, eu não estar conseguindo mais ir acompanhar as consultas devido ao meu trabalho, quero que saiba que levarei na memória sempre a atenção e competência de todos.
    Obrigado!
    Que Deus abençoe você, sua família e TODOS da equipe médica que atua ao seu lado!
    TODOS SÃO ESPECIAIS!!!
    Abraços,

    Nélida

    ResponderExcluir