domingo, 1 de agosto de 2010

A leitura do Hemograma é um ato médico

A leitura e interpretação do Hemograma é um ato médico, pois a leitura dos valores obtidos versus os valores de referências não são simples. Um leigo ao dizer que seus exames estão normais, pois se encontram dentro dos valores de referências pode estar equivocado, pois este raciocínio nem sempre é uma verdade.
É importante saber que a interpretação dos valores deve ser influenciada pela dinâmica da produção das diferentes células sanguíneas x destruição ou consumo destas células.
Assim, o Hemograma é um exame que representa uma análise de sangue obtida em um exato momento.

Quando esta amostra não contém interferentes representa o instante, ou melhor uma situação única. Assim, é possível encontrarmos situações de normalidade que em poucos dias se transformam em anormalidades, como também certas alterações que podem se normalizar em um curto período de tempo em situações terapêuticas ou não.

Quando obtemos um resultado de Hemograma alterado a primeira pergunta a ser respondida é se esta alteração é esperada ou pode não representar a realidade do paciente. Quando esta última hipótese existe dizemos que existem artefatos, ou seja, interferentes que modificam a amostra de sangue coletada.

Há inúmeras situações que podem interferir com a amostra coletada, cito abaixo algumas delas:

- dificuldade de coleta
- formação de coágulo
- demora para análise do sangue coletado
- temperatura ambiente

Um comentário:

  1. Olá!
    Você pode ajudar o Brasil a continuar livre da poliomielite! Ajude a divulgar informações aos papais e mamães, para que eles não se esqueçam de levar seus filhos menores de cinco anos para tomar a segunda dose contra a paralisia infantil, no próximo dia 14. Essa simples atitude faz com que as crianças do nosso país estejam protegidas de uma grave doença.
    Caso tenha interesse em ajudar a divulgar a Campanha Nacional de Vacinação Infantil, e para obter mais informações ou materiais da campanha - como o filme e banners -, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Obrigado por sua colaboração!
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir