domingo, 6 de fevereiro de 2011

Recomendações durante a quimioterapia - período de neutropenia (imunossupressão)

Foi publicado recentemente na Revista Internacional, Clinical Infectious Disease, o novo protocolo da Sociedade Americana de Infectologia em relação ao manejo do uso de antimicrobianos e recomendações para os pacientes com neutropenia febril – Referência Clinical Infectious Diseases 2011;52(4):e56–e93.



Primeiramente é preciso que entendam o significado de Neutropenia e Neutropenia Febril


O artigo refere às inúmeras sugestões relacionadas ao uso de antibióticos, antifúngicos, antivirais, recomendações e orientações ao paciente, durante o período de neutropenia. O importante para ser ressaltado neste blog são as recomendações ambientais e orientações aos pacientes com neutropenia.

1)Importância da lavagem das mãos. A lavagem das mãos é a maneira mais eficaz na prevenção de infecção hospitalar.


2) Em relação à dieta recomenda-se utilização de alimentos cozidos. Verduras e frutas bem limpas são aceitáveis.


3) Não é estimulado no ambiente hospitalar, flores ou plantas, vivas ou secas, pois já foram encontrados fungos nocivos a este perfil de pacientes.

4) Higienização. Para preservar a integridade da pele, realizar banhos diários, quantas vezes for necessário. Durante a higienização, lavar muito bem a região entre o órgão genital e ânus, conhecida como períneo. No homem esta região deve ser bem limpa após cada evacuação e micção. Nas mulheres, a forma correta de higienização, é fazê-la da frente para trás cada vez que utilizar o vaso sanitário.

5) Durante o período de menstruação: não é aconselhável a utilização de absorventes internos, pois podem ser abrasivos, isto é, podem machucar a mucosa genital. Aconselha-se, em caso de neutropenia, nesse período, o uso de absorventes externos.

6) Não é aconselhável, no período de neutropenia, lavagens intestinais, supositórios e uso de termômetro retal. Exceto com indicações médicas claras.

7) Higiene oral. Durante o período de neutropenia é fundamental manter boa higienização oral. Para aqueles com mucosite (http://hemo-blog.blogspot.com/2010/04/mucosite.html ) em curso é importante a utilização de enxaguatórios bucais de 4 a 6 vezes ao dia (pergunte ao seu médico, suas recomendações). Além disso, é importante a escovação dentária, duas ou mais vezes ao dia, com escovas de cerdas macias. A escovação e o uso de fios dentais devem ser feitos sem traumas, de forma leve e suave. (pergunte ao seu médico e dentista).

8) Visitas não são recomendadas no ambiente hospitalar ou no domicílio dos pacientes no período de neutropenia se apresentarem sintomas de infecção como gripe (febre, tosse, dor no corpo, coriza, espirros), catapora, diarréia, vômitos, lesões labiais, etc.

Pergunte sempre ao seu médico sobre as orientações. As informações orientam e previnem intercorrências no delicado manejo da quimioterapia.



3 comentários:

  1. Boa Tarde Dr. Marcelo

    Parabéns pelo blog,gostei....muito esclarecedor.
    Deus o abençõe.

    Sol

    ResponderExcluir
  2. Olá equipe do blog Hemo-Blog.

    A Hepatite B é uma doença silenciosa que, em sua forma crônica, atinge mais de dois milhões de brasileiros. Apesar de ser uma doença comum, nem todos conhecem as formas de transmissão ou prevenção, como a vacina, que está disponível nos postos de saúde. Para diminuir os riscos e consequências da Hepatite B, precisamos reforçar a divulgação das informações básicas. Por isso, contamos com sua ajuda. Entre em contato para receber todo o material da campanha!
    Ministério da Saúde.
    comunicacao@saude.gov.br
    hepatitesms@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, gostei muito do seu blog, incluí seu link lá no meu...

    Saúde e felicidades!

    ResponderExcluir