segunda-feira, 7 de junho de 2010

Síndrome Mielodisplásica

A Síndrome Mielodisplásica (SMD) é um conjunto de doenças caracterizadas pela diminuição de células sanguíneas decorrente da produção ineficaz da medula óssea devido à presença de células troncos doentes.

Este conjunto de doenças acomete, em mais de 75% dos casos, pessoas com idade superior a 60 anos. A SMD pode ser causada por tratamentos prévios decorrentes de quimioterapia ou radioterapia, ou sem um causa definida.

Como a hematopoese, produção do sangue, é ineficiente a medula óssea não consegue produzir quantidades de células sanguíneas necessárias para manter a demanda normal. Assim, o paciente com SMD pode apresentar no hemograma: anemia e/ou leucopenia e/ou plaquetopenia.

Clique na figura para melhor entendimento sobre a formação das células sanguineas




Como a SMD se manifesta?

A SMD pode se manifestar com sintomas e sinais referentes:

- Anemia (diminuição de glóbulos vermelhos): cansaço, apatia, sonolência, falta de ar na presença de esforço físico.

- Leucopenia (diminuição de glóbulos brancos): infecções de repetições.

- Plaquetopenia (diminuição de plaquetas): hemorragias na gengiva, nariz, alterações de pele decorrentes da contagem de plaquetas baixas.

Como é feito o diagnóstico?

Inicia-se com a suspeita clínica, principalmente no idoso que apresenta anemia e/ ou leucopenia e/ou plaquetopenia em que não se define causas mais comuns para estes achados, como por exemplo: deficiência de vitamina B12, ácido fólico, uso de medicações, etc.

Às vezes há alguns indícios sugestivos, mas não confirmatórios, no próprio hemograma como alterações evidenciadas na células sanguineas em relação às alterações da forma, tamanho, alterações no núcleo.

Entretanto, para definição do diagnóstico é preciso a realização do mielograma, citogenética e biópsia de medula óssea.


3 comentários:

  1. Olá boa tarde.
    Meu nome é Rafael, sou pesquisador sobre o câncer e suas patologias.
    Há Algum tempo eu tive um caso bem grave de câncer na minha família, onde foi muito complicado lidar com isso, pois minha tia estava bastante desanimada a abatida e procurava muita força comigo, então tive sempre que estar e me mostrar bem perante ela, para nunca desanima-la do tratamento.
    Um dia,na internet, procurando mais sobre câncer, foi onde encontrei o site institucional do Hospital de Câncer de Barretos, onde tirei muitas dúvidas que tinha e como ajudar a minha tia com seu caso, tendo muito apoio e ajuda com tudo que precisei.
    Quem quiser acessar e dar uma olhada:
    www.cliquecontraocancer.com.br

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  2. Como vc sabe, minha mãe está agora com diagnóstico de LMA. Porém, seu primeiro diagnóstico foi de SMD que evoluiu para LMC e depois para LMA.
    A compreensão de cada fase da doença é fundamental para enfrentá-la melhor e, por isso, suas informações são de extrema utilidade.

    ResponderExcluir
  3. Ah, bem interessante como vc colocou a explicação para as pessoas entenderem sobre a doença!
    Sou estudante de citogenética aqui no CE e trabalho com isso ;D

    ResponderExcluir